Caxias: “Muito trabalho e pouca diversão”. Por: Gustavo Roncatto

Os locais destinados para os moradores da cidade aproveitar seu tempo livre são poucos, contrapondo com o crescimento industrial da região.


O município que já foi eleito a capital da cultura, atualmente, oferece opções de lazer, vivendo praticamente de um único grande evento, que ocorre a cada dois anos e a cada edição mostra desatualização.

Caxias do Sul é uma cidade conhecida pelo seu desenvolvimento no setor industrial e que envolve toda aglomeração urbana ao seu redor (a segunda maior aglomeração do estado), além da construção civil e do comércio. A renda que cada morador ganha devido ao trabalho, torna a cidade exemplo no país todo por não apresentar casos graves de pobreza em sua população. Esse gosto pelo trabalho, que brota dentro de cada caxiense pode ser relacionado historicamente pelo fato de a cidade ser colonizada por imigrantes italianos, um povo que sempre colocou o trabalho em primeiro lugar.

Mas os tempos mudaram, os imigrantes fizeram um bom trabalho, e como qualquer município grande, Caxias esqueceu a importância do lazer, mas não esqueceu o prestígio do dinheiro. Poucos parques, o monopólio das mesmas casas de shows e raros eventos que ocorrem na cidade gera insatisfação de quem gosta de sair após um longo dia dentro de uma loja ou pavilhão de metalurgia.

A cidade oferece locais para diversas idades, gostos e preços, mas em pequeno número, fazendo assim, com que o destino de muitos durante o mês seja sempre o mesmo. O município é taxado como cidade do trabalho. Logo, a maioria dos moradores não questiona e muito menos reclama da falta de opções de lazer. Sendo assim, com toda razão, Caxias é uma cidade de “muito trabalho e pouca diversão”.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Olá Gustavo

    Seu texto está bem elaborado e coeso. Vejo que procurou referências para fazer sua análise.
    Obrigada
    Profª Rose Mary

Deixe um Comentario.